Seminário no Instituto de Estudos Avançados debateu as qualidades e os aspectos preocupantes da inteligência artificial
“A inteligência artificial é a tecnologia mais poderosa que a humanidade criou, para o bem e para o mal.” Assim o professor Glauco Arbix, titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, abriu o seminário IA e a Ciência, realizado no Instituto de Estudos Avançados da USP, na sexta-feira, 21 de junho. Segundo Arbix, a tecnologia terá impactos nas áreas econômica, militar, cultural, tecnológica e outras e sua utilização avança rapidamente em países como os Estados Unidos e China, bem como França e Japão, entre outros. No Brasil, sua utilização também avança, mas segundo os debatedores do seminário, não na mesma velocidade em que os países mais desenvolvidos.
O debate refletiu a discussão apresentada na última edição, nº 141, da Revista USP, no dossiê “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, em circulação neste segundo trimestre de 2024, que reuniu dezenas de professores universitários analisando os impactos da nova tecnologia em diversas atividades econômicas.
Confira a gravação do seminário, que teve a seguinte programação:
Boas Vindas: Roseli de Deus Lopes, diretora do IEA e professora da Escola Politécnica da USP
Abertura: Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP
Apresentação da publicação e condução dos debates: Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP
Debatedores:
André Ponce de Leon – Professor e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP
Anna Helena Reali Costa – Professora da Escola Politécnica da USP
Fabio Cozman – Professor da Escola Politécnica da USP
O evento foi resultado de uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social, o Instituto de Estudos Avançados e o Understanding Artificial Intelligence, todos da USP.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.
Por Sérgio Carvalho, pianista do Coral da USP
Por Álvaro Gullo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Por Ergon Cugler, pesquisador do Grupo de Estudos em Tecnologias e Inovações na Gestão Pública da USP e do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP
Leave a Reply