Por Extra — Rio de Janeiro
O Banco Central (BC) informou, nesta quarta-feira (dia 10), que houve um vazamento de dados pessoais vinculados a 39.088 chaves Pix sob guarda da 99Pay Instituição de Pagamento S/A. A autoridade monetária citou a ocorrência de "falhas pontuais em sistemas dessa instituição" no período entre 26 de junho a 2 de julho.
Ainda de acordo com o BC, não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações,, saldos ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. A instituição afirmou que as informações vazadas foram de natureza cadastral, "que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras".
O Banco Central, no entanto, declarou que haverá uma apuração detalhada do incidente, com aplicação de possíveis sanções previstas na regulação vigente que são: multa, suspensão e/ou exclusão de participante. As penalidades podem ainda ser aplicadas de forma isolada ou cumulativa. De acordo com o BC, " adicionalmente, a instituição responsável pela falha também estará sujeita a outras penalidades aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)".
Clientes serão notificados
De acordo com o BC, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados no incidente são notificadas pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição em que a chave Pix foi cadastrada.
"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", alertou o BC.
Outros vazamentos
Só neste ano, esse é sexto incidente com o sistema de pagamento instantâneos. Em todos os casos, foram vazadas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.
Em fevereiro deste ano, cerca de 46 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram informações vazadas.
Em março, o BC informou o vazamento de mais de 87 mil chaves da Sumup Sociedade de Crédito. No mês seguinte, 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) tiveram dados vazados.
No mês passado, mais de 20 mil chaves Pix sob responsabilidade das instituições de pagamento Iugu e Pagcerto sofreram vazamento. No total, a instituição Iugu teve dados cadastrais vinculados a 19.849 chaves Pix vazados, enquanto a Pagcerto, a 2.197.
O que diz a 99Pay
A 99Pay informou, em nota, que "um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado". A empresa disse que "já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio".
"Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo", dizia parte da nota
Tite deve promover a entrada de Matheus Gonçalves entre os titulares
Volante chega de sua primeira participação em gol com a camisa alvinegra, e se destaca em esquema que pede versatilidade no meio
Com gol de Lerma, os colombianos conseguiram superar o adversário para chegar a grande decisão da competição
Antes, na quinta-feira, jogador concederá entrevista coletiva
Paciente precisou ser transferido de helicóptero devido a gravidade do ferimento. Ele segue internado no CTI
Em meio a polêmica, jogador colocou sua segunda bola na rede em 226 jogos na carreira, mas também deu um gol ao Grêmio Prudente, em empate pela Copa Paulista
Cruz-maltino está a quatro jogos invicto sob o comando de Rafael Paiva
Artista usou as redes sociais para afirmar que rompeu a relação com o jogador após traição
Inclusão da proteína no imposto zero ocorreu na última hora; proposta aumenta desconto para medicamentos
Kevelin Gomes se descreve com criadora de conteúdo digital e tem mais de 50 mil seguidores no Instagram
Leave a Reply