Programa Mais Ciência na Escola é tema de audiência com a deputada Luisa Canziani – GOV.BR

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Foto: Luara Baggi (Ascom/MCTI)

O Programa Mais Ciência na Escola, parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e CNPq, que vai investir R$ 100 milhões para levar laboratórios maker a escolas públicas do país, foi pauta do encontro entre a ministra Luciana Santos, a deputada federal Luiza Canziani (PSD/PR) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Assaí (PR), Igor de Oliveira, nesta quarta-feira (10), em Brasília.

A deputada e o secretário contaram que a cidade Assaí, de apenas 13.797 habitantes, é destaque internacional por ser uma das mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF). A instituição internacional promove pesquisas avaliando quais cidades estão caminhando para serem comunidades inteligentes.

“Nós criamos um conceito de acompanhamento dos alunos do primeiro ano ao primeiro emprego”, disse o secretário.  “Assim conseguimos fazer uma gestão para a empregabilidade dos habitantes da cidade”, disse.

“Hoje nós gostaríamos muito de ampliar essa política pública de educação com o apoio do MCTI por meio do letramento digital para aumentar a empregabilidade no município”, enfatizou Igor de Oliveira.

A ministra Luciana Santos pontuou que a cidade de Assaí pode ser um exemplo para outros municípios e que a iniciativa tem bastante relevância para a inclusão digital e social. “São desafios novos para a inicialização tecnológica. Hoje temos a Lei da Informática, o Conecta e Capacita e o Mais Ciência na Escola que podem atender o município e ajudar na transformação digital da região”, ressaltou.

Prazo de inscrições

Seguem abertas até 27 de julho as inscrições da chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola. A iniciativa terá um investimento de R$ 100 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e visa promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas.  

O Mais Ciência na Escola integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e do Programa Escola em Tempo Integral, apoiando a qualificação, diversificação e expansão do tempo escolar por meio da aprendizagem baseada em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Podem participar do edital ICTs interessadas em constituir redes estaduais do Programa Mais Ciência na Escola e implementar os laboratórios maker, mediante planos de atividades que contribuam para o letramento digital e a educação científica e tecnológica discente e docente na educação básica. As propostas devem priorizar escolas públicas municipais de ensino fundamental anos finais e de ensino médio, preferencialmente com jornada de tempo integral.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de junho neste link.

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