Microinfluenciadores: o grande passo para o marketing digital – Metrópoles


Metropóles
atualizado
Num tempo em que um sonho para muitos é ter milhões de seguidores nas redes sociais, perfis com poucos seguidores e muita interação chamam cada vez mais a atenção de marcas e agências. Os microinfluenciadores, como são chamados, estão se tornando peças fundamentais nas estratégias de marketing digital graças à capacidade de criar conexões autênticas com os seguidores.
A relação próxima e genuína com os seguidores acaba resultando em taxas de engajamento significativamente mais altas em comparação aos influenciadores com grandes audiências. Eles são vistos como amigos confiáveis, e as recomendações são frequentemente percebidas como sinceras e confiáveis.
Isso porque eles não apenas postam conteúdo, mas também participam de conversas, respondem a comentários e criam uma comunidade engajada.
Esse engajamento gera confiança e credibilidade, tornando as recomendações mais eficazes. Para os seguidores, a impressão é que eles não estão “vendidos”.
Marcas que se associam com microinfluenciadores de nicho específico podem alcançar públicos altamente segmentados. Essa estratégia permite campanhas mais direcionadas e personalizadas, aumentando a relevância da mensagem e a probabilidade de conversão.
O investimento de uma marca para negociar com esses perfis menores geralmente é bem mais acessível do que influenciadores com milhões de seguidores ou até mesmo celebridades. Em contrapartida, o ROI – retorno sobre o investimento – pode ser mais alto, em comparação, já que o público mais próximo e engajado tende a responder melhor às campanhas.
Microinfluenciadores oferecem às marcas uma oportunidade de se conectar com públicos específicos de maneira autêntica. Eles provam que não é apenas o tamanho da audiência que importa, mas a qualidade da interação e a profundidade da relação com os seguidores.
À medida que o marketing digital evolui, eles fortalecem o impacto das campanhas nas redes sociais. As marcas que reconhecem o valor desses influenciadores estão posicionadas para colher grandes resultados por meio de parcerias autênticas e campanhas direcionadas.
O que as marcas precisam se atentar é que essas parcerias precisam ser de médio e longo prazo e – especialmente – que o microinfluenciador deve fazer a comunicação à própria maneira e não engessado nos moldes da marca, porque isso mata qualquer parceria – seja com micro, médio ou macro.
Ana Paula Feitosa fundou a Agência Yolk.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *