Será possível prever morte súbita do coração com esta tecnologia – Olhar Digital

A morte cardíaca súbita (MSC) é uma daquelas doenças que surgem sem aviso. Ela é caracterizada por uma perda de função cardíaca inesperada. Após os primeiros sintomas, a vítima pode vir a óbito em cerca de uma hora. Uma nova solução desenvolvida pela Universidade de Tampere, na Finlândia, promete tornar possível prever quando a condição pode ocorrer.
Trata-se de um algoritmo treinado para identificar alterações no ritmo cardíaco usando uma métrica específica. Os detalhes foram divulgados na revista JACC: Clinical Electrophysiology.
Leia mais:
Segundo a equipe de pesquisa, o novo algoritmo preditivo é mais preciso que métodos tradicionais de medição da aptidão cardiorrespiratória atuais. No entanto, ainda é preciso realizar mais experimentos para atestar sua eficácia.
O plano é aplicar a tecnologia em grupos maiores de pessoas. Além disso, verificar se ela funciona não apenas para prever a morte cardíaca súbita, mas também para outras condições que afetam o coração. Se o projeto der certo, o algoritmo pode potencialmente salvar vidas ao alertar indivíduos de alto risco antes que um evento do tipo ocorra.
Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *