Tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal – Grupo A Hora – A Hora

Quinta-Feira4 de Julho de 2024
meu negócio
Empresa do Vale, a Tendence Móveis Planejados, conquista o mercado gaúcho e o litoral catarinense pela agilidade e qualidade dos projetos únicos e com alto nível de personalização
Por

Há 12 anos no mercado de móveis planejados, a Tendence se destaca por seus projetos exclusivos e de alto nível de personalização. Hoje, a empresa ultrapassa as fronteiras do Vale do Taquari e fornece produtos à região de Rio Pardo e metropolitana, bem como litoral gaúcho e catarinense. Segundo o sócio-proprietário, Cristian Lorenz, o diferencial da marca está na tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal.
Lorenz conta que, desde a formação da Tendence, em 2012, ele e o sócio Cristiano Schmitt se inspiram em grandes empresas de móveis planejados. “O que a gente queria de fato era sair do senso comum do Vale”, conta. Para ele, a região sempre se destacou pelo trabalho artesanal feito pelos marceneiros, mas faltava uma empresa que conseguisse aliar essa arte aos modelos de produção. “Por isso, desde o início, treinamos um time com especialistas em cada função. Sempre tentamos aumentar a empresa de forma a escalonar o negócio”.
Com sede em Cruzeiro do Sul, a Tendence encontrou na tecnologia de alto padrão uma forma de criar ambientes personalizados, sem deixar de lado o toque artesanal. Hoje a fábrica possui sistemas de automação e softwares de ponta para desenvolver os projetos.
A exemplo, Lorenz conta que, por meio da engenharia interna, a equipe consegue programar o maquinário para produzir peças exclusivas a qualquer momento. “Eu acho que o segredo disso tudo, certamente, é o sistema. Os programas que gerenciam nossa empresa é o coração que faz tudo isso funcionar”.
Entre escritórios, cozinhas, quartos, banheiros e salas, a Tendence soma 1300 clientes. Os móveis são compostos por MDF e os materiais oferecem a qualidade de marcas de renome mundial. Além disso, para garantir a qualidade e a eficiência dos projetos, possui parceria com arquitetos e escritórios de arquitetura para transformar os ambientes.
O bate-papo completo com a Tendence Móveis Planejados pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Kappel Imóveis, Black Contabilidade, Marcauten, Grupo Zagonel, A Mobília Lajeado, Dale Carnegie, Sunday Village Care, 3F1B Móveis Estratégicos e STW Automações.
CRISTIAN LORENZ, sócio da Tendence Móveis Planejados
“A empresa, para criar o nome que tem, precisa de pessoas boas e comprometidas”
Wink – Qual a tua origem? O que teus pais te inspiraram e quais valores tu leva até hoje?
Lorenz – Somos de Cruzeiro do Sul, meu pai Claudir a vida inteira trabalhou em obras e a mãe Marlene como faxineira e dona de casa. É dali que vem os pilares e valores. Considero o básico, mas é aquela coisa de ainda ser no fio do bigode, olho no olho e cumprir com o prometido. Sem contar com a honestidade, caráter e ética.
Wink – De alguma forma você incorpora esses valores na equipe e nos negócios?
Lorenz – Se puxar nosso símbolo – a estrela – ele representa muito, pois tem os quatro pilares e cada um tem um significado. São eles a empatia, o comprometimento, a qualidade e adaptação.
Wink – Falando em adaptação, como tu lida com a equipe, principalmente com essa última variável das cheias?
Lorenz – A gente tem uma gestão muito aberta com a equipe, pois entendemos que sozinhos não conseguimos chegar muito longe. Nosso braço alcança até um certo ponto. A empresa, para criar o nome que tem, precisa de pessoas boas e comprometidas. Esse contato que a gente tem é muito direto, é conversa individual e quase que diária com algumas pessoas. É entender de fato a realidade e o que está acontecendo. Nas cheias, tivemos funcionários que foram atingidos diretamente, a ponto de ter ficado só com a roupa do corpo. Outros sobraram a casa, mas o que tinha dentro perderam tudo.
Wink – Como você construiu tua formação?
Lorenz – Até o ensino médio fui na escola municipal em Cruzeiro. Depois vim para a Univates, onde fiz o curso técnico de edificação, que é mais ligado para a linha de construção. Ali foi muito legal porque era o meio em que meu pai estava inserido, então eu tinha domínio, até porque trabalhei um tempo com ele em obras. Foi legal aliar a prática com a teoria e, com certeza, o principal fator foi os relacionamentos que consegui fazer nestes cursos, principalmente com os mentores e professores. Depois dessa formação, fui para administração. Não cheguei a concluir, mas fiz mais da metade. Fiz também um curso de marcenaria no Senai. Era um curso de duas mil horas em que a gente ia a fundo para entender sobre os tipos de madeira.
Wink – O tema empreendedorismo esteve no curso técnico ou na graduação?
Lorenz – Lembro que tive uma cadeira específica sobre empreendedorismo e ali despertou o interesse para pensar em fazer algo a mais. Na época, trabalhava em uma empresa na qual era uma franquia de móveis com mais de 300 lojas no Brasil e eu percebia que estava amarrado em algumas questões.
Wink – Como é trabalhar com teu sócio?
Lorenz – Eu fico mais na parte comercial, administrativa e financeira. E o Cristiano fica na engenharia, compra e produção. Uma parte depende da outra. Então, eu preciso fazer o meu bem feito para chegar o projeto nele. E ele precisa fazer a parte dele para depois a logística entrar e fechar o ciclo. A gente consegue se cobrar de uma maneira que os dois corram juntos.
Wink – Onde tu tens essas informações de tendência e movimento de mercado?
Lorenz – A gente participa de feiras no Brasil. Vamos, normalmente, para São Paulo na Fimma. Vemos muitas soluções que a gente traz para implantar na fábrica.
Compartilhe essa notícia
Semana do Empreendedor 03 de Julho de 2024
Programação é voltada a mobilizar a sociedade para a importância dos tributos e a fiscalização do gasto públic…
Semana do Empreendedor03 JUL18h09min
Continue lendo

GRAMADO 03 de Julho de 2024
Nova Central de Negócios será inaugurada em julho
GRAMADO03 JUL11h54min
Continue lendo

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO 03 de Julho de 2024
Oportunidades são para as unidades de Lajeado e Teutônia
ENTREVISTA | FRENTE E VERSO03 JUL13h18min
Continue lendo

Diogo Fedrizzi
Fabiano Conte
Thiago Maurique
Rodrigo Martini
Thiago Maurique
Rogério Wink
Fabiano Conte
Fábio Kuhn
Rodrigo Martini
Thiago Maurique
Rodrigo Martini
Thiago Maurique
Rodrigo Martini
Thiago Maurique
Thiago Maurique
51 3710.4200

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *