Inteligência artificial usada para matar? Nova tecnologia tem sido utilizada na guerra – Brasil Paralelo

A guerra contra a Rússia, um dos exércitos mais poderosos do mundo, tem levado a Ucrânia a buscar por equipamentos mais modernos e tecnológicos para conseguir se defender.
Esse fator se soma aos recursos que os países ocidentais têm enviado e à proximidade com as empresas de tecnologia americanas, possibilitando o aprimoramento de tecnologias bélicas mais recentes.
Os drones ligados à Inteligência Artificial têm a capacidade de travar em um alvo e persegui-lo de forma totalmente autônoma.
Esse tipo de equipamento, que ainda segue rudimentar, está evoluindo de maneira rápida, abrindo espaço para inúmeras possibilidades, como metralhadoras totalmente automatizadas e outras armas robotizadas
A invasão russa ao seu vizinho no leste europeu tem acelerado o desenvolvimento dessas inovações, e levado os governos a investirem ainda mais na área.
O governo da Ucrânia tem feito grandes investimentos em diversas startups do setor para aprimorar essas novas tecnologias.
O ministro da transformação digital do país, Mykhailo Fedorov, tem coordenado os esforços para alcançar a "automação máxima", algo que sua gestão tem considerado fundamental para a vitória.
Ainda assim, armamentos desse tipo são ainda mais modernos e desenvolvidos nas grandes potências militares, como China e EUA.
Uma das vantagens oferecidas por essas ferramentas é que elas são acessíveis e têm se demonstrado efetivas
O desenvolvimento desse tipo de maquinário para guerra, cada vez mais independente do ser humano, tem suscitado um grande debate sobre a regulamentação e o estabelecimento de limites para o uso de IA na guerra.
Stuart Russel, cientista de IA da Universidade da Califórnia, Berkeley, alertou para os riscos desse tipo de armamento durante entrevista ao New York Times:
A guerra na Ucrânia está sendo um divisor de águas para a incorporação plena desse tipo de tecnologia por parte de forças militares.
As principais notícias e os melhores conteúdos da BP diariamente no seu e-mail pela manhã:
Empresas americanas pretendem substituir o trabalho humano pela Inteligência Artificial
64% das empresas apontam que IA se tornou prioridade na agenda de transformação digital de 2024
Criadores de Inteligência Artificial afirmam que a tecnologia é boa, mas deve ser usada com cautela
A ferramenta que está aprimorando o aprendizado e possibilitando avanços na investigação de doenças também pode gerar impactos significativos, caso não sejam estabelecidas diretrizes adequadas para seu uso.
Atentado terrorista na Rússia deixa 20 mortos e 46 feridos
Os alvos dos ataques realizados por homens armados com metralhadoras foram igrejas ortodoxas e sinagogas.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *