Campus Party: diálogo sobre IA exige equilíbrio, diz presidente de honra do instituto – CBN – A rádio que toca notícia

escute ao vivo

Acontece nos dias 9 a 14 de julho, em São Paulo, a Campus Party Brasil. O evento de tecnologia terá neste ano o primeiro Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, com pelo menos 18 fóruns desenvolvidos durante três anos. Ao fim, será enviado aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário um manifesto enfatizando os principais pontos discutidos sobre regulação da IA.
Em entrevista ao Estúdio CBN, o presidente de honra do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, fala sobre as expectativas para o Fórum que discute a chegada da IA nas esferas da sociedade civil.
Segundo Farruggia, é essencial que o fórum envolva todos os interessados, incluindo a sociedade civil, a academia e as empresas, na discussão sobre a influência da inteligência artificial em diversas esferas da sociedade, como educação, trabalho e propriedade intelectual. Esse diálogo visa definir um ponto de equilíbrio ético e funcional para o uso dessa tecnologia.

'Para ver qual é a melhor Inteligência Artificial para todo mundo. E para isso você tem que convidar a sociedade civil a participar. Você tem que convidar a academia, tem que convidar as empresas, as startups, como vai influenciar na educação, no trabalho, nos direitos de propriedade intelectual, de integridade da informação, sobre como se vão tratar os dados que se manejam com a Inteligência Artificial. Tem quem queira regular demais e quem queira liberar demais. Então tem que encontrar um ponto de equilíbrio para que, desde o ponto de vista ético e funcional, tenhamos a solução mais democrática para a sociedade civil."

O presidente de honra ainda conta qual a expectativa final do manifesto que será enviado a Brasília após os 3 anos de acontecimento dos fóruns, que devem contar com 18 edições no total.

'Terá mais transparência democrática a qualquer lei ou qualquer regulamentação que se faça. Se você explica à sociedade civil o que é a inteligência artificial, quais são os riscos, quais são os benefícios, e faz-se participar dos processos decisórios, você vai ter uma lei mais democrática e mais transparente. Os processos vão ser mais rápidos porque vai ter pressão'.

O evento ocorre na Zona Norte de São Paulo no Shopping Expo Center Norte e deve receber pelo menos 100 mil visitantes de todo o globo.

Ouça entrevista completa!

© 1996 – 2024. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *