Moradores do Texas atribuem suas doenças aos ruídos gerados pelos supercomputadores utilizados na mineração de criptomoedas
Desde a chegada de uma grande fazenda de mineração de bitcoin em Granbury, Texas, em meados de 2022, a cidade tem enfrentado uma série de problemas de saúde. Moradores atribuem suas doenças aos ruídos gerados pelos supercomputadores utilizados na mineração de criptomoedas.
Segundo uma matéria da Época, em uma investigação da revista Time mais de 40 moradores relataram problemas de saúde, com pelo menos 10 casos necessitando atendimento no pronto-socorro. Entre os afetados estão pessoas sofrendo de enxaquecas severas e vertigem.
Uma mãe relatou que sua filha de 8 anos perdeu parte da audição e teve vazamento de fluídos nos ouvidos. Outro residente foi diagnosticado com doenças cardíacas, hipertensão e depressão.
A lista de problemas não para por aí. Frequentemente, há relatos de pressão alta e vertigem. Alguns perderam a audição em um ouvido e foram diagnosticados com insuficiência cardíaca.
Houve também casos de embolia pulmonar após noites sem dormir devido aos ruídos. Outros moradores relataram vertigens intensas, ataques epilépticos, entre outros distúrbios.
LEIA MAIS
Como saber se meus dados estão na dark web?
Como impedir de ser colocado em grupos de WhatsApp?
Os supercomputadores da fazenda de mineração produzem ruídos entre 70 a 90 decibéis durante a noite. Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, ruídos acima de 55 decibéis podem ser prejudiciais à saúde.
Um otorrinolaringologista local explicou que o aumento de doenças está relacionado ao ruído da mineração pois a poluição sonora eleva os níveis de cortisol e açúcar no sangue, causando dores de cabeça e vertigem, além de agravar quadros clínicos. Estudos apontam que a exposição prolongada a ruídos pode causar danos cardiovasculares.
Além da saúde humana, a vida selvagem local também sofre com os impactos. Há relatos de estresse crônico em cães e perda repentina de árvores centenárias, segundo a investigação.
A comunidade de Granbury busca soluções legais e políticas para mitigar os efeitos da mineração de bitcoin, enfrentando dificuldades nesse processo. De acordo com a matéria, a Marathon Digital Holdings, empresa responsável pela fazenda, anunciou planos para substituir os ventiladores de refrigeração por alternativas mais silenciosas até o fim de 2024, em resposta às preocupações dos moradores.
LEIA TAMBÉM
Como se especializar em cibersegurança? Brasil tem escassez de profissionais
Leave a Reply