Cores, passarinhos e tecnologia na arte – Correio do Estado

Acessiblidade
Correio B
PRINCESINHA DOS ERVAIS
Em interação com crianças de 3 e 4 anos, Angela Silva cria mural de 140 m² que alterou a paisagem do principal parque de Ponta Porã; maquete do projeto para deficientes visuais será fixada no local
Da Redação
A muralista e professora Angela Silva: poesia e arte digital – Foto: Divulgação / Projeto Passarinhos
Embora a iniciativa não tenha nenhuma correlação com o poeta Manoel de Barros (1916-2014), se ele pudesse ver o projeto Passarinhos, da artista Angela Silva, certamente sorriria com a singeleza e a profundidade que a iniciativa carrega.
Como no poema, onde o rio, as árvores e as goiabeiras formam um cenário ideal para os passarinhos, Angela reuniu as crianças para desenhar aves, que inspiraram um mural de 140 metros quadrados. A obra, já considerada um presente que adorna o Parque dos Ervais, em Ponta Porã, vem “colorindo” a rotina da cidade e “enchendo de poesia” a vida dos cidadãos.
Em fase de finalização, o projeto surgiu a partir da interação de crianças de 3 anos e 4 anos, cujos desenhos de passarinhos foram selecionados por Angela para criar o mural. Os desenhos, contudo, não seguiram o método tradicional. Em vez de desenhar com lápis e papel, as crianças participaram de um processo criativo único, conforme explicado pela artista.
“Praticamente, as crianças não desenharam, aquela ideia de se desenhar com um material riscante sobre uma superfície. O que elas fizeram na criação de imagem foi um processo de colagem. A gente fez o estudo do esquema corporal das aves, toda a ave é cabeça, bico, asas, pernas, rabo”, afirma Angela, que concilia a arte com a rotina de professora.
“E depois de fazer esse estudo do esquema corporal das aves, eu disponibilizei para elas, em uma mesa de luz, a observação de formas e retalhos de papel colorido e deixei sem intervenção minha ou de outros adultos. Os passarinhos de papel que foram feitos são muito lindos, muito autênticos”, conta, orgulhosa, a muralista.
No momento da composição, Angela selecionou os passarinhos que, sob seu critério artístico, ficariam mais interessantes no mural de 140 m². “Mas os outros passarinhos desenhados pelas crianças não foram esquecidos”, lembra a idealizadora do projeto, que fez “eles aparecem através de um recurso digital chamado de realidade aumentada, permitindo que o público veja os passarinhos em movimento usando um filtro do Instagram”, afirma.
E a escolha dessa ferramenta virtual não foi por acaso. “No ano passado, a partir de financiamento do FIC [Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado], fiz o meu primeiro mural nesse estilo, com 166 m², lá no IFMS [Instituto Federal de Mato Grosso do Sul] de Ponta Porã”, relembra Angela.
“Na ocasião, as imagens desenhadas [coração e um pássaro] ganhavam movimento a partir do uso do filtro do Instagram”, continua a artista, que vê “facilidade” e “versatilidade” nas redes sociais “porque hoje a maioria das pessoas usa o Instagram. Queria algo que não [fizesse] necessariamente [que] a pessoa tivesse que baixar um app. [Tem de] ser algo que as pessoas já tenham no celular e aproveitar para a contemplação do mural”.
Pensando em incluir pessoas com baixa ou nenhuma visão, o projeto também tem uma maquete tátil do mural em alto-relevo, possibilitando que todos possam apreciar e interagir com a obra de arte. “A maquete tátil vai estar fixada abaixo do próprio mural. São placas plásticas, que estão sendo feitas com impressão 3D, que vão trazer em destaque os desenhos dos passarinhos que as crianças fizeram. A ideia é trazer o acesso a essa criação que os pequenos fizeram”, afirma.
Mais do que uma intervenção urbana, a produção do mural no mirante do Parque dos Ervais se propõe como uma celebração das diversas vozes e perspectivas da comunidade.
Ao trazer o olhar das crianças para um contexto de maior alcance, Angela fortalece os vínculos entre a comunidade e o espaço público, promovendo a presença de todas as idades e sensibilidades na arte, além de reforçar o potencial artístico da região, considerando que é um trabalho com a assinatura de quem vive na cidade de fronteira.
Em cada traço e cor, os passarinhos que decoram o mural são um testemunho da criatividade coletiva, da artista e das crianças, associada ao poder transformador da arte. Como nas palavras de Manoel de Barros, onde o simples e o natural ganham vida e encantam, assim também se coloca o projeto Passarinhos, que transforma o Parque dos Ervais em um lugar onde a poesia e a imaginação das crianças podem voar livres, enchendo o espaço com cores, beleza e esperança.
Para compor um tratado de passarinhos
É preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens.
E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras.”
Manoel de Barros – Trecho do poema “De Passarinhos”, que inspirou a obra de Angela Silva
Além do mural, o projeto prevê um trabalho de contrapartida voltado ao público da rede de educação e estudantes de cursos de licenciatura de Ponta Porã.
“Entendo o educador como um multiplicador de ideias. Na oficina, quero dizer que ‘olha, eu, como educadora e artista, fiz isso. Vocês, como educadores, também podem fazer algo similar, desde que seja da vontade de vocês’. É colocar a arte e o conhecimento científico, este último aprendido na academia, a serviço da comunidade”, argumenta Angela.
A data da oficina ainda será definida, conforme a disponibilidade da Secretaria de Educação de Ponta Porã, embora “o conteúdo praticamente já esteja esboçado, bem como os materiais que usarei”, afirma a artista, que segue em intenso trabalho, inclusive com as crianças: “Na sexta-feira [5], elas estarão no parque para pintar parte da borda do mural e, no dia 15 de julho, haverá a entrega oficial do mural”, anuncia a artista.
O projeto Passarinhos conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura). O recurso foi viabilizado mediante edital da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Ponta Porã. Acompanhe o projeto da artista pelo
Instagram
@traduzindoinvisivel.
 
Diálogo
Por Ester Figueiredo ([email protected])
02/07/2024 00h01

 

CAIO FERNANDO ABREU ESCRITOR BRASILEIRO Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências:  desistir, ainda que não pareça,  foi meu grande gesto de coragem”.
 

FELPUDA

CAIO FERNANDO ABREU ESCRITOR BRASILEIRO Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências:  desistir, ainda que não pareça,  foi meu grande gesto de coragem”.
 
O tempo passa, o tempo voa e tem gente ainda acreditando que a população tem memória curta. Dirigente de partido está criticando administradores passados, afirmando que Campo Grande está atrasada  há alguns anos. Basta lembrar, porém, que ele foi quem impediu, pelo menos nos últimos quatro anos,  que sua legenda lançasse candidaturas para disputar  a cobiçada cadeira do Paço Municipal  e apostou suas fichas em ex-adversário que foi o vencedor. Crocodilo deve estar com inveja das lágrimas…
 

A Porsche bateu o martelo  e Campo Grande terá sua primeira concessionária  da marca alemã.  Há quatro empresas no páreo, sendo três que já atuam no ramo  de revendas de veículos em MS.
 

Também participa o grupo Euro Bike, de São Paulo (SP).  Empresa daqui do Estado  foi desclassificada na seleção, porque “não tem perfil”.  A caução da revenda soma  a bagatela de R$ 90 milhões.
 
No dia 8, será lançada a coleção Disney x Balmain: The Lion King, em comemoração ao 30º aniversário do clássico vencedor  do Oscar do Walt Disney Animation Studios, “O Rei Leão”, e do próximo lançamento nos cinemas: “Mufasa: O Rei Leão”, em dezembro.  O diretor criativo da Balmain, Oliver Rousteing, e sua equipe criaram uma coleção em edição limitada, com peças femininas e masculinas  – roupas e acessórios. Os looks baseiam-se diretamente  na aclamada narrativa da Disney, bem como nos temas poderosos  e no elenco de personagens que caracterizam “O Rei Leão”.  Essa coleção marca a primeira colaboração entre a empresa  de entretenimento e a histórica maison francesa.
 
Há quem afirme que uma  das conversas para que ocorresse  a aliança dos tucanos com  o Partido Liberal não teria sido apenas o oferecimento da vaga  de vice à legenda do ex-presidente Bolsonaro na chapa encabeçada pelo pré-candidato tucano  Beto Pereira. Nas conversações  em Brasília, um dos pontos que teria sido tratado seria a filiação  do governador Riedel ao PL,  o que facilitaria o acordo para dificultar a tentativa de reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP).
Mas a prefeita Adriane não deverá recuar de suas pretensões  à reeleição, conforme vem sendo disseminado por seus adversários, em uma jogada para tentar enfraquecê-la, especulando  o afastamento do PL de sua  pré-candidatura – no caso,  leia-se Jair Bolsonaro.  Dizem que a prefeita tem um trunfo:  sua ajuda foi fundamental  na eleição de Eduardo Riedel, quando da disputa no segundo turno. Ela mostrou potencial político em Campo Grande.

Ainda como efeito de uma possível aliança PSDB-PL  seria, segundo os bastidores, a debandada de muitos filiados, em sinal de protesto contra essa articulação, que teria sido  de conhecimento de poucos.  O caminho dos “últimos  a saberem” seriam partidos com linha programática mais conservadora, quando concentrariam suas forças  para ganhar o maior número  de cadeiras na Câmara  Municipal de Campo Grande.
 
Dr. Radi Jafar, 
Dra. Carolina Albuquerque Arroyo, 
Zoroastro Coutinho Neto, 
Wilmara (Mara) Rios, 
Sidney Campos Dolácio, 
Aketi Nagaya, 
Walfrido Rodrigues, 
Shalimar Martins 
Vasconcelos Filiu, 
Elvio Egidio Moro, 
Carlos Alexandre de Oliveira Pinto, 
Stefano Facchin, 
Roberto de Oliveira Silva Júnior (Beto), 
Isabel de Souza Brito e Silva, 
Joelma da Silva Coelho, 
Ronald Ramires Silva, 
Luiz Serafim Dias, 
Edemir Fernandes, 
Paulo Rodrigues Ferreira, 
Juarez Martins dos Anjos, 
Ineida Keiko Simabuco, 
Naiara Nogueira, 
Edimilson Alves de Sales,
Leonardo Chaves Jallad,  
Dra. Luciana de Matos Sobreira, 
Sandra Regina Anache, 
Lucimar Oliveira Guardiano, 
Walter Lambert, 
Benedito Teixeira Filho, 
Ana Luisa Martins de Barros Garcia, 
Tatiane da Silva Freitas, 
Vivita Gomes Martins, 
Alyne Mara da Silva, 
Oto Pau Ferro, Antonio Marcos de Oliveira Garcia, 
Bernardino Veron, 
Mara Lopes da Silva, 
Ary Alves Monteiro, 
Dr. Geraldo Marcos Faria, 
Terezinha Battaglin Brum, 
Palmira Oliveira, 
Reginaldo Correa da Silva, 
Waleska Jovê Cesar, 
Elder Cezário dos Santos, 
Moacir Marques Rosa, 
Renata Tartaglia Bassani,  
Ricardo Chedid, 
Gledis Maria Cruz Garabini, 
José Gabriel Duarte Gonzalez, 
Ney Sant’Ana de Carvalho, 
Maisa Mendes de Moraes, 
André Luiz Salgado Sá Maia, 
Eugênia Francisca de Carvalho, 
Silvia Helena Inocêncio, 
Tiago Macedo dos Santos, 
Ociel Hansen dos Santos, 
Maria Alice Menezes da Silva, 
Eurico Mariano de Souza Lemes, 
José Maria Ribeiro, 
Marcos Medeiros Teixeira, 
Gina Lúcia da Silva, 
Dr. André Puccinelli,  
Lucila Pedroza, 
Daniela Dall Bello Rondão, 
Tânia Rocha, Renato Pedreira, 
Gertrudes Araújo, 
Altevir Caborda, 
Luiz Picoli, 
Ana Flávia Fogolin Domingos, 
Carlos Felix Bezerra, 
Osmar de Lima Cordeiro, 
Maria de Lourdes Sollet Carminat Barcelos, 
Aral de Jesus Cardoso,
Ricardo Nicacio Arguello, 
Dermeval de Lima Ferreira Filho,
 Maria Stela Hernandes Alegria, 
Andréia Fabrício Machado Franco, 
Mônica Leite Bucker, 
João Marcelo Nepomuceno, 
Tânia Cristiane Volpe, 
Juliano Aparecido Ferreira, 
Maria Aparecida Alves de Oliveira, 
Ederley Francisco, Orlando Prosper Fialho Taveira, 
Francisco Rodrigues de Araujo, 
Ivanete Rodrigues Mota, 
Enaide Silveira Nantes, 
Francisco Neo de Carvalho Neto,
Reginaldo Oshiro, 
Dr. Paulo Roberto Silveira Pagliarelli, 
Ely Silva de Oliveira Semmelroth, 
Joisi Teresinha Paulo dos Santos, 
Maria Lúcia Teixeira Nunes, 
Guilherme Rhaian Passos Amaral, 
Gleidy Guimarães Godinho Rafael,
 Raquel Reis Marques Tolentino,
 Pedro César Guimarães, 
Gabriel Pelissari de Rodrigues, 
Jucélia Froes Bessa, 
Christianne Maria Dias Fonseca,
 Rogério Antonio Vidotte, 
Micheli Rodrigues dos Santos, 
Camilla Prósper Arce, 
Ivan Antonio Volpe, 
Mauro Barbosa de Oliveira, 
Viviane Zuffo Vargas, 
Eliane Gomes Souza, 
Tatiana Nantes Lemes.
Data comemorativa
Lincoln veio a óbito em 2021, em decorrência de um infarto enquanto dormia
01/07/2024 12h00
Lincoln Gouveia durante show de reggae Reprodução
Na última sexta-feira (28), o governador Eduardo Riedel assinou o decreto de Lei nº 6.267, que institui o Dia Estadual do Reggae a ser comemorado, anualmente, em 1 de julho. A data foi escolhida em homenagem a Lincoln Gouveia, nascido em 1 de julho de 1983.
Lincoln Gouveia foi um dos maiores nomes do reggae no estado. Publicitário e vocalista da banda CanaRooots, Lincoln foi o idealizador da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul (ARMS), fundada em 2018 para promover e difundir a cultura do reggae no estado.
Diego Manciba, fundador do Bloco do Reggae e presidente da ARMS, pontua que datas comemorativas como essa ajudam na valorização da cultura e no reconhecimento da comunidade.
“São quase 30 anos de história aqui na nossa cidade e no nosso estado da cultura reggae. Tem a ver com a valorização dessa expressão artística e a inclusão também, por ser um estilo marginalizado muitas vezes, faz parte da cultura periférica, de rua, negra. Enfim, é importante dar essa valorização, visibilidade e inclusão social para esse estilo, essa cultura que a gente vive”.
Rasdair da Mata, radialista e um dos pioneiros do movimento reggae no estado, explica que o gênero é uma forma de luta de populações marginalizadas e relembra do amigo Lincoln como um artista que transmitia a positividade em suas músicas.
“Ele [Lincoln] achava que podia contribuir para construir uma sociedade mais igualitária para todos, simplesmente injetando música e amor entre as pessoas. A criação do Dia Estadual do Reggae, tem esse compromisso de manter viva essa ideia manifestada pelo Lincoln e agora materializada em forma de lei”.
Além do Dia Estadual do Reggae, em 26 de abril foi instituído como Dia Municipal do Reggae a data de 17 de junho. A escolha também foi em homenagem a Lincoln Gouveia, que faleceu em 17 de junho de 2021, aos 37 anos, em decorrência de um infarto enquanto dormia.
A comemoração nacional do Reggae acontece em 11 de maio. A data foi instituída por lei federal em 2012 em homenagem ao cantor e compositor jamaicano Bob Marley, que morreu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos.
Já o Reggae Day, ou Dia Internacional do Reggae, é comemorado também em 1 de julho. A primeira comemoração ocorreu em 1994, quando Andrea Davis criou um festival, inspirada pelo discurso de Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica em 1991, com o marido Nelson Mandela logo após a sua libertação da prisão. Na ocasião, Winnie falou do poder do reggae para inspirar as pessoas da África do Sul diante do regime de Apartheid opressivo. 
Assine o Correio do Estado
Fique Ligado
Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de
e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).
1
/ 15 horas
2
/ 1 dia
3
/ 1 dia
4
/ 17 horas
5
/ 1 dia
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
/ 1 dia
/ 5 dias
/ 6 dias
/ 6 dias
Av. Calógeras, 356, Centro
[email protected]
(67) 3323-6090
(67) 9.9922-6705
©2024 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.
Razão social: Correio do Estado LTDA
CNPJ: 03.119.724/0001-47
Layout
Plataforma

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *