Mais de
30 programas
Projeto revolucionário visa melhorar a eficiência do posicionamento de navios, do monitoramento do estado das águas e da previsão do tempo
Em um desenvolvimento significativo para o setor marítimo, o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos (EAU), em colaboração com o Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC, na sigla em inglês), anunciou o lançamento do ambicioso projeto Satgate.
Esse projeto pioneiro tem como objetivo empregar tecnologias de satélite e inteligência artificial para regular com maior precisão o posicionamento de navios, monitorar o estado das águas e aferir a previsão do tempo, de acordo com Emirates News Agency (WAM), parceiro da rede TV BRICS.
Visando consolidar a posição dos Emirados Árabes Unidos como um importante centro marítimo global, o Satgate está focado no desenvolvimento de um banco de dados abrangente para navios que fazem escala nos portos do país. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a segurança das instalações marítimas e dos litorais, fornecendo rastreamento avançado da localização das embarcações, inclusive daquelas que não estão conectadas aos dispositivos de rastreamento tradicionais.
O Ministro de Energia e Infraestrutura, Suhail Mohamed Al Mazrouei, destacou a importância fundamental do Satgate para aumentar a segurança marítima e lapidar a competitividade do setor marítimo nacional.
“Essa iniciativa é um reflexo da abordagem estratégica dos EAU para utilizar suas tecnologias espaciais avançadas a favor do crescimento e do progresso em todos os setores. O aprimoramento de nossos sistemas de rastreamento por meio de tecnologia de ponta não só aumentará o comércio e o tráfego em nossos portos, mas também promoverá o desenvolvimento sustentável ao preservar e desenvolver nosso ambiente marinho”, comentou Al Mazrouei.
O projeto Satgate faz parte dos acordos de desempenho para o período de 2023-2024, alinhando-se às prioridades e aos requisitos nacionais para a próxima fase de desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos. O compromisso do país com o crescimento contínuo do setor marítimo se reflete no fornecimento de dados precisos e atualizados que apoiam a tomada de decisões e otimizam os processos operacionais.
Hamad Obaid Al Mansoori, presidente do MBRSC, expressou seu entusiasmo com o lançamento do Satgate, observando que ele representa um passo à frente na aplicação da tecnologia espacial em prol do desenvolvimento do setor marítimo.
Fotografia: iStock
“Sugerimos a realização de um fórum oportuno dos partidos políticos da OCX”
“O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade. Batemos todos os recordes de abertura de mercados – 18 meses, um ano e meio de governo Lula -, 150 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira”
“A próxima cúpula da OCX é o evento mais importante no âmbito da OCX este ano, durante o qual o Presidente Xi se envolverá em discussões aprofundadas com líderes de outros países participantes sobre o aprofundamento da cooperação em vários campos”
“Na essência desse sistema, a presença do povo é levada em conta. Além disso, a durabilidade da República Islâmica e sua honra e reputação no mundo dependem da presença do povo”
Ao usar este site, você concorda com a política de cookies Eles são principalmente necessários para o funcionamento correto do site.
Leave a Reply