(Multimídia) Dados populacionais desagregados são vitais para entender aspirações das famílias chinesas, dizem especialistas – portuguese.xinhuanet.com

   Xiong’an, Província de Hebei, 14 de julho (Xinhua) — Na sexta-feira, especialistas globais observaram a importância de coletar mais dados populacionais desagregados e novos na China para melhor entender as aspirações dos indivíduos em relação à reprodução e aos cuidados com crianças e idosos.
   Eles fizeram as observações em um seminário realizado no norte da China marcando o Dia Mundial da População, observado anualmente em 11 de julho, durante o qual a Divisão de População das Nações Unidas previu a continuidade da baixa fertilidade e do envelhecimento na China em suas últimas projeções de tendências populacionais globais.
   “A China está passando por uma das transições demográficas mais rápidas do mundo. Há uma maior necessidade de produzir mais dados para entender as aspirações individuais de reprodução e acesso a serviços sociais, de saúde e educação”, disse Ira Ovesen, funcionária encarregada do Fundo de População das Nações Unidas na China, em Nova Área de Xiong’an, na Província de Hebei.
   Ela disse que a China tem todas as condições necessárias –compromisso, recursos humanos e financeiros, bem como fatores técnicos e tecnológicos– para inovar em uma nova cadeia de dados que “melhor reflita a dinâmica populacional em evolução e apoie a elaboração de políticas personalizadas”.
   Com um tema global sobre dados inclusivos, o Dia Mundial da População deste ano destaca a importância dos dados populacionais para o desenvolvimento sustentável.
   Este ano também marca o 30º aniversário do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, cujo ponto central é o reconhecimento de que a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres são os pilares do desenvolvimento sustentável.
   Yang Jinrui, vice-diretor do departamento de vigilância populacional e desenvolvimento familiar da Comissão Nacional de Saúde da China, disse que a China está fortalecendo a vigilância e as projeções populacionais e melhorando a coleta e a análise de dados em resposta às transições demográficas em evolução resultantes do desenvolvimento socioeconômico.
   “A China se concentrará no desenvolvimento de alta qualidade da população, divulgará regularmente dados populacionais e projetará tendências de reprodução e mudanças populacionais”, disse Yang.
   Yuan Xin, professor da Universidade de Nankai e vice-presidente da Associação de População da China, disse que os dados populacionais são um tipo novo e importante de recursos que podem nos ajudar a entender a situação geral, planejar a vida familiar e buscar o desenvolvimento socioeconômico.
   “Espero que os dados populacionais possam servir como um forte apoio para nossa busca de um futuro resiliente e justo”, disse Yuan.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@xinhuanet.com

source


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *