Indústria, Notícias Corporativas
Uma melhoria de 38% na produtividade com o uso de tecnologia tem renovado o ânimo do setor industrial. O desejo de praticamente todas as empresas é otimizar seus processos internos e elevar sua eficiência produtiva. No entanto, sem a incorporação de novas tecnologias, esse cenário positivo é difícil de alcançar.
De acordo com o recente investimento tecnológico, setores como Bens de Consumo e Aeronáutico têm se destacado significativamente. A causa desse progresso está relacionada diretamente com o investimento em tecnologia. Soluções tecnológicas inovadoras têm sido fundamentais para transformar os métodos de produção e gestão, favorecendo um ambiente mais produtivo e competitivo.
De acordo com a pesquisa do Instituto Atlas Intel, as empresas que realizaram algum tipo de investimento tecnológico no ano passado apresentaram um crescimento médio de 38% em um ano. Esse aumento foi ainda mais expressivo em setores como Bens de Consumo (58%), Aeronáutico (54%) e Petróleo e Gás (48%). A pesquisa ressaltou diversos pontos positivos, como a percepção de 80% dos entrevistados de uma redução de custos aliada à melhoria no desempenho do uso de maquinários, gestão do tempo dos colaboradores e aumento na qualidade dos produtos. Ademais, 94% dos respondentes têm a intenção de continuar investindo em novas soluções tecnológicas.
O investimento em tecnologias associadas à Indústria 4.0, como automação, sensores IoT, inteligência artificial, big data e monitoramento em tempo real de equipes e ativos, foi determinante para essa melhora significativa. Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS, esses números evidenciam que as empresas estão cada vez mais cientes da importância de investir em tecnologia para se manterem competitivas. ‘A busca por tecnologia é impulsionada pela necessidade de incrementar a produtividade, especialmente no contexto atual de reindustrialização nacional‘, afirma Lonzetti.
Como exemplo, o sistema RTLS, desenvolvido para monitoramento em tempo real, possibilita que as empresas evitem a perda de tempo na gestão de equipes e localização de ativos. Esse detalhe traz maior agilidade, evita perdas e agiliza processos. O especialista observa, no entanto, que essa procura por novas soluções tecnológicas, conforme demonstrado pela pesquisa, é uma tendência recente no Brasil, que ainda está distante de outros mercados mais avançados. Na Europa, por exemplo, a discussão já evoluiu para a Indústria 5.0, considerando também o bem-estar dos colaboradores.
‘No entanto, o fato de a indústria brasileira começar a investir seriamente nessas soluções, principalmente em sistemas de localização em tempo real (RTLS), é um claro indicativo de que o setor industrial está apostando na retomada para manter a competitividade em alta. Tudo precisa passar pela tecnologia,’ completa Lonzetti. O cenário mostra que, embora o Brasil ainda precise avançar mais, está no caminho certo. A tendência de investir em tecnologia e novas soluções tecnológicas está se firmando como um pilar essencial para a competitividade e modernização das empresas no país.
Fonte: ztrax
CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!
Andrade Gutierrez, uma das maiores…
Escassez de mão de obra…
Honda chega com os dois…
Chevrolet Ônix 2025 chega com…
Escassez de mão-de-obra na Suíça:…
Porto Seguro abre MAIS DE…
Muito bom, se conseguir!
SÓ FAZEM MATERIA COM EMPRESAS …. FASAM…
Carro da Ford, nunca mais. Quando tiver…
Deixa vir investimento. Ou entrega pra China…
Ainda Prefiro engrenagens que nem na Ferrari..!…
Existem corollas mais baratos e com o…
© 2024 Click Petróleo e Gás – Todos os direitos reservados
Leave a Reply